sábado, 25 de abril de 2009



Assisti hoje "The Nines" (ou "O Número 9", título em português).
Fiquei encantada com o filme e com o conceito de um ser que seria o número 9, sendo Deus o 10. Criadores em geral (de games, como no filme, ou de ficção) vêm logo abaixo de Deus, e por isso são números 9 na ordem de ascendência entre os seres que habitam o planeta.
Por que os escritores de ficção são 9? Porque, como os deuses, constroem e destroem mundos inteiros, fazem nascer ou morrer, inventam o belo e o feio, mexem com vidas e as manipulam como querem.
Adorei o filme, inteligente e complexo, embora ainda assim eu tivesse praticamente adivinhado seu final (adoro desafiar os filmes quando começo a vê-los, dizendo "Me surpreenda" - e eles raramente surpreendem).
Não recomendado para quem tem preguiça de pensar, para aqueles sem um pingo de imaginação e para quem não tem a mínima idéia do que é se envolver imensa e intensamente com personagens e vidas que criamos, quase vivendo suas vidas em lugar das nossas, ou nem sabe que a imaginação é o maior presente que recebemos ao nascer.
Me senti, uma vez na vida, como o personagem.
Não desejo pro pior dos inimigos. E ao mesmo tempo, adoraria se todos pudessem entrar nessa viagem deliciosa de realmente ser Deus. Ou quase. Um número 9.

2 comentários:

  1. Certamente está na lista de filmes para assistir ;)

    E lá na Dekkaland tem um meme pra você!

    ResponderExcluir
  2. Hehe não tinha ouvido falar sobre este filme estrelado pelo ex-namorado-da-Alanis-que-inspirou-as-músicas-de-dor-de-cotovelo-do-último-álbum. Nenhum dos filmes dele me interessou até hoje, quem sabe eu assista a esse.

    ResponderExcluir